terça-feira, 2 de abril de 2013

AKHENATON E MOISÉS (TANTO AKHNATON COMO MOISÉS CONSIDERAM A SI MESMO COMO OS MESTRES DA NOVA RELIGIÃO)

A FIGURA DE MOISÉS É MUITO IMPORTANTE PORQUE ELE NÃO SÓ REPRESENTA A CONTINUAÇÃO DA OBRA DE AKHENATON, MAS TAMBÉM POR QUE PROVA QUE TODA RELIGIÃO, MESMO NASCENDO DE UM FUNDAMENTO EMOCIONAL (ENQUANTO COMPORTAMENTO) ENCERRA EM SI O NÚCLEOBÁSICO DA FILOSOFIA (ENQUANTO BÁSICA DA VERDADE E TENTATIVA DE EXPLICAR A REALIDADE). ANTES, PORÉM, DE DAR O PERFIL DA VIDA E DA DOUTRINA FILOSÓFICO-RELIGIOSA DE MOISÉS, QUERO TROCAR UM PARALELISMO ENTRE ESSES DOIS GRANDES HOMENS: AKHENATON E MOISÉS,QUE REPRESENTAM A PONTE ENTRE A CULTURA ATLÂNTICA E A CULTURA OCIDENTAL JUDEU-CRISTÃ. PRIMEIRO, ENCONTRAMOS NOS DOIS A BUSCA DE DEUS, PROFUNDA E CONSCIENTE. MAS EM AKHENATON ESTA BUSCA SE TORNA UM PROCESSO DE INTUIÇÃO AMOROSA, DE CUNHO MÍSTICO, ESPIRITUAL; ENQUANTO QUE EM MOISÉS É A BUSCA DE DEUS PELO RACIOCÍNIO PURO E FRIO; NÃO É POR NADA QUE ENQUANTO SERVIA NO TEMPLO DE AMON-RÁ, EM MENFI,MANETÃO NOS DIZ QUE ELE ERA APELIDADO "O SILENCIOSO" POR CAUSA DE SEU CARÁTER FECHADO, ESPECULATIVO E FRIO. SEGUNDO, O FASCÍNIO DO DESERTO. TODOS OS GRANDES PENSADORES E TODOS OS GRANDES REALIZADORES, DE OBRAS SEMPRE CONHECERAM A IMPORTÂNCIA DO DESERTO, TANTO EM SENTIDO LITORAL, COMO EM SENTIDO METAFÓRICO, (EINSTEIN CONFESSAVA QUE NÃO PODENDO RETIRAR-SE NO DESERTO, PASSAVA SEMANAS FECHADO NO SÓTÃO...ATÉ QUE A LUZ DA INTUIÇÃO BRILHASSE NO SEU ESPÍRITO) AKHENATON ESCOLHEU O DESERTO ENTRE O ALTO E O BAIXO EGITO, PARA FUNDAR AMARNA. MOISÉS ESCOLHEU O CAMINHO DO DESERTO PARA A TURMA QUE ELE TIRARA DO EGITO. A TAL DE "VONTADE DE DEUS" ERA APENAS A DESCULPA PARA QUE NO DESERTO, SEM COMUNICAR-SE, COM OUTROS POVOS, SE UNIFICASSEM ENTRE SI. TERCEIRO: O PODER DE ORGANIZAÇÃO DESTES DOIS HOMENS.FUNCIONÁRIOS DA CASA GRANDE, ARTÍFICES, CAMPONESES, RELIGIOSOS E MILITARES, ABANDONARAM TUDO PARA ENFRENTAR O DESERTO, RUMO AO NORTE, NUM LUGAR ONDE DEVIAM CONSTRUIR O TEMPLO DE AMARNA AO DEUS ÚNICO- E NOVA MORADIA DELES. FUNDA UM CENTRO PARA COMEÇAR A TRABALHAR PARA SOBRE VIVER NÃO É UMA FÁCIL. HOUVE QUEM RECLAMASSEM E DESISTISSE. O MESMO ACONTECEU COM A CARAVANA CONDUZIDA POR MOISÉS. O LIVRO DO ÊXODO NOS CONTA DA "ÁGUAS AMARGAS" DE MARA; DA SAUDADE DAS CEBOLAS DO EGITO...ERAM RECLAMAÇÕES DIÁRIAS ÀS QUAIS SOMENTE O FRIO CÁLCULO ORGANIZADOR DE MOISÉS SOUBE RESISTIR. QUARTO: NÃO HOUVE SOMENTE UMA ORGANIZAÇÃO POLITICA E ECONÔMICA MAS HOUVE TAMBÉM UMA ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA. PARA AKHENATON, COMO PARA MOISÉS, O NUCLEO DA NOVA RELIGIÃO ERA O MONOTEÍSMO, EMBORA A ESTRUTURA SÓCIO-RELIGIOSA FOSSE DIFERENTE. ISSO SIGNIFICA QUE ELES ENCAIXARAM A IDÉIA FILOSÓFICA DO MONOTEÍSMO DENTRO DE DIFERENTE "(PARA MOISÉS, MATAR INFIÉIS PARA DEFENDER A HONRA DE YAHVÉH ERA A HONRA DE YAHVÉH ER A A COISA MAIS NATURAL DO MUNDO. ALIÁS, TODA A VIDA DE MOISÉS E PONTILHADA OU DE LUTAS OU DE MORTES ( PARA A GLÓRIA DO SENHOR DEUS)". ..ESTRUTURAS OU, SE QUISER, ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS, JÁ QUE DEVIAM TER EM CONSIDERAÇÃO AS DIFERENTES CONDIÇÕES CULTURAIS. (ISTO PROVA QUE A IDÉIA DE UMA RELIGIÃO ÚNICA NÃO PASSA DE ABUSO DA CLASSE DOMINADORA, JÁ QUE TODAS AS RELIGIÕES NÃO PASSAM DE UMA ORGANIZAÇÃO DA FÉ INTERIOR; PORTANTO, COMO É LÍCITO PARA CADA UM TER SUA FÉ, ASSIM É LÍCITO PARA CARA UM TE SUA RELIGIÃO. EM AMBOS OS CASOS, TODAVIA, FORAM AKHENATON E MOISÉS QUE ESTABELECERAM PESSOALMENTE A ESTRUTURA DO CULTO, CONSIDERADO COMO SENDO "GUARDIÃO" RESPONSÁVEL DA FÉ MONOTEÍSTA. E FORAM ELES QUE TOMARAM DECISÕES QUE MARCARAM PARA SEMPRE A NOVA RELIGIÃO. ASSIM, POR EXEMPLO, QUANDO MOISÉS DESPEDAÇA O BEZERRO DE OURO, REPETE O GESTO DE AKHENATON QUANDO LUTAVA CONTRA A MULTIPLICIDADE DOS DEUSES DO EGITO. QUINTO: TANTO AKHENATON COMO MOISÉS CONSIDERAM A SI MESMOS ( E SÃO CONSIDERADOS PELO OUTROS) COMO OS MESTRES DA NOVA RELIGIÃO, TANTO EM SEU ASPECTO DOUTRINAL, COMO EM SEU ASPECTO CULTURAL. AMBOS CONSAGRARAM LONGAS HORAS, TODOS OS DIAS, AO ENSINO DAS VERDADES FUNDAMENTAIS E SOMENTE QUANDO O PESO DA IDADE SE TORNOU MUITO GRANDE, MOISÉS ESCOLHEU ALGUÉM PARA AJUDÁ-LO. SEXTO: FINALMENTE AMBOS ERAM INIMIGOS JURADOS DAS IMAGENS REPRESENTATIVAS DA DEUS. AKHENATON PEGOU O SOL COMO SÍMBOLO DA DIVINDADE E MOISÉS NÃO QUIS PEGAR NADA, NEM MESMO O SOL, NUMA CLARA INTENÇÃO DE DESCARTAR QUALQUER IDÉIA DE UM DEUS PARECIDO COM PESSOAS OU COISAS. TODAVIA, SE A IDÉIA DO MONOTEÍSMO ESTABELECEU NESTES DOIS HOMENS PONTOS DE CONTATO, ELA NÃO DESTRUIU A CULTURA DE CADA UM, NUMA EVIDENTE DEMOSTRAÇÃO DE QUE OS GRANDES EMPREENDIMENTOS DA HUMANIDADE SÃO DE OBRAS DE PESSOAS QUE DIFEREM CULTURALMENTE ENTRE SÍ E PORTANTO NECESSITAM CCOMPLEMENTARIEDADE. EXPLICO: EM PRIMEIRO LUGAR NOTAMOS QUE AKHENATON, À DIFERENÇA DE MOISÉS, É HOMEM DE PAZ QUE ABORRECE A GUERRA. POR EXEMPLO, QUANDO SOUBE QUE OS HITITAS ESTAVAM INVADINDO AS POSSESSÕES EGÍPCIAS ATRAINDO PARA AS SUAS ZONAS DE INFLUÊNCIA OS VASSALOS DO EGITO, OS TEBANOS ACUSARAM-NO DE FRAQUZA POR NÃO LUTAR CONTRA ELES. COM EFEITO, AKHENATON SEMPRE ACREDITOU NO DIÁLOGO, JÁ QUE VIA TODOS OS SERES COMO CRIATURAS SAINDO DO ÚNICO SER. MOISÉS, PELO CONTRÁRIO, ERA ACOSTUMADO A RESOLVER AS QUESTÕES POLÍTICAS COMO GUERRA, DESDE (MUITO JOVEM) ENCABEÇOU UMA EXPEDIÇÃO PELO NILO ABAIXO, ATÉ CHEGAR NA TERRA DE KUSH E DEBELAR AQUELAS TRIBOS BÁRBARAS. PARA MOISÉS, MATAR INFIÉIS PARA DEFENDER A HONRA DE YAHVÉH ERA A COISA MAIS NATURAL DO MUNDO. ALIÁS, TODA A VIDA DE MOISÉS É PONTILHADA OU DE LUTAS OU DE MORTES (PARA A GLÓRIA DO SENHOR DEUS). EM SEGUNDO LUGAR, AKHENATON APARECE TENDO SEMPRE AO SEU LADO A RAINHA NEFERTITI. ERA ESTA UMA MANIFESTAÇÃO INTENCIONAL DA SUA FILOSOFIA DE VIDA. ELE CONSIDERAVA A DIVINDADE COMO SENDO A PLENITUDE DO SER; O SER TOTAL. ORA, ESTA PLENITUDE EXIGE TANTO O ASPECTO DA POTENCIALIDADE COMO O ASPECTO ATIVO, REALIZADOR. (UM DEUS SOMENTE "ATO PURO"; PERFEITAMENTE IMÓVEL POR QUE JÁ É TUDO-COMO OS TEÓLOGOS TOMISTAS QUERIAM QUE FOSSE, NÃO PASSA DE UM ABSURDO LÓGICO!) ORA, ESTE ASPECTO DE POTENCIALIDADE, AQUI NA TERRA, É BEM EXPRESSO PELO CONCEITO DA CONTÍNUA CRIAÇÃO DE FORMAS VIVAS E MATERIAS, POIS É A MATÉRIA QUE RECEBE FORMAS INFINITAS DE SER, ISTO É, DE EXIGÊNCIA. NESTE SENTIDO, A MATÉRIA É NECESSÁRIA POR QUE SÓ ELA PERMITE AS MANIFESTAÇÕES "EXTERNAS" DO "ATO PURO", OU SEJA, É NA POTENCIALIDADE DA MATÉRIA QUE O "ATO PURO" SE EXPRESSA E EXPANDE EVOLUINDO. NESTE SENTIDO, ENTENDE-SE POR QUE SERIA UM ABSURDO ADMITIR UM DEUS SEM CRIAÇÃO. NESTE SENTIDO TAMBÉM JESUS DISSE CERTA VEZ: " MEU PAI ESTÁ SEMPRE AGINDO"("EÓS ARTÍ", EM GREGO; OU SEJA: AINDA AGORA; SEMPRE). DE ACORDO COM ESTE CONCEITO, TANTO O ASPECTO DA ATUALIDADE, COMO ASPECTO DA POTENCIALIDADE QUE ENCONTRAMOS EM DEUS SÃO EXPRESSOS NA CRIAÇÃO: O MACHO, ENQUANTO POLARIDADE POSITIVA, TORNA REAL A ATUALIDADE; A FÊMEA, ENQUANTO POLARIDADE RECEPTIVA, REALIZA A POTENCIALIDADE DA CRIAÇÃO. PORTANTO, AKHENATON E NEFERTITI, JUNTOS EXPRESSAM A PLENITUDE DA DIVINDADE. MOISÉS, PELO CONTRÁRIO, APESAR DE CASADO, NUNCA APARECE COM SUA MULHER; NESTE SENTIDO A DIVINDADE É PARA ELE ATUALIDADE ABSOLUTA. O FATO, PORÉM DE TER ESCRITO QUE DEUS CRIOU ADÃO E EVA- O HOMEM E A MULHER - COMO ÚNICA IMAGEM DE SI SIGNIFICA, DE FORMA VELADA, QUE ELE CONHECIA AS IDÉIAS QUE NORTEAVAM AKHENATON. E ASSIM TANTO OS AMARNIANOS COMO OS HEBREUS TOMARAM CONSCIÊNCIA DA FILOSOFIA DE SEUS LÍDERES ESPIRITUAIS. E NO FIM DE TUDO? NO FIM DE TUDO AMARNA É DESTRUÍDA E OS HINOS A ÁTON SÃO PERDIDOS: SOMENTE UM CHEGOU ATÉ NÓS. TAMBÉM JERUSALÉM SEU TEMPLO FORAM DESTRUÍDOS E A "SEFERBE-RECHÍT".(O GÊNESIS) SOFREU UMA TRANSFORMAÇÃO INESPERADA, POIS MOISÉS O ESCREVEU EM HIERÓGLIFOS QUE CONTINHAM TRÊS SENTIDOS.E SALOMÃO MANDOU ESCREVER O TEXTO (QUE MUITOS SABIAM DE COR) EM CARACTERES FENÍCIOS E DEPOIS DO CATIVEIRO DE BABILÔNIA, ESDRA O TRADUZIU PARA O ARAMEU-CALDAICO! MAIS TARDE "SETENTA SÁBIOS" E DEPOIS SÃO GERÔNIMO O TRADUZIRAM RESPECTIVAMENTE PARA O GREGO E PARA O LATIM! DESTE MODO FOI PERDIDA A INTERPRETAÇÃO ORAL DO TEXTO DE MOISÉS.(A IGREJA CATÓLICA CONTENTA-SE EM DIZER QUE O TEXTO DE SÃO GERÔNIMO " NÃO CONTÉM ERROS"... DE QUE ERROS SE TRATA. SÓ DEUS SABE!) E POR ÚLTIMO TAMBÉM O CONCEITO DE UM DEUS "IMPESSOAL" DESMORONOU. O MONOTEÍSMO INTRANSIGENTE SE TRANSFORMOU NA CONCEPÇÃO TRINITÁRIA... ATÉ HOJE NÃO ENTENDO COMO JESUS FALE DA TRINDADE SÓ NO ÚLTIMO DIA EM QUE ESTAVA AQUI NA TERRA. DESTE MODO VOLTOU O MAIS VELHO ANTROPOMORFISMO DA HUMANIDADE. MAS TODOS OS BRANCOS, PRETOS, AMARELOS E VERMELHOS, SABEM QUE EXISTE UM ÚNICO DEUS E O RESTO É FANTASIA ANTIGA. ADRIANO PINHEIRO/ALAOR COUTINHO

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