sexta-feira, 12 de abril de 2013

O TERMO LIBERALIS THEOLOGIA

ENCONTRA-SE JÁ NO TEÓLOGO DE HALLE, JOHANN SALOMO SEMLER (1725-1791), QUE TENCIONA INDICAR COM ISSO UM LIVRE MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA DAS FONTES DA FÉ E DA TEOLOGIA, QUE NÃO SE SENTISSE VINCULADO AOS DADOS POSTERIORES DA TRADIÇÃO DOGMÁTICA. A TEOLOGIA LIBERAL (LIBERALE-TEOLOGIC) NASCE DO ENCONTRO DO LIBERALISMO- COMO AUTOCONSCIÊNCIA DA BURGUESIA EUROPÉIA DO SÉCULO XIX- COM A TEOLOGIA PROTESTANTE. TEM SEUS ANTECEDENTES HISTÓRICOS NA FILOSOFIA DA RELIGIÃO DE HEGEL E NA TEOLOGIA DE SCHLEIMACHER. NÃO É UMA ESCOLA BEM-DEFINIDA, MAS UM MOVIMENTO POLIMORFO, NO QUAL SE PODEM DESTIGUIR DIFERENTES LINHAS DE PENSAMENTOS. É CHAMADA DE TEOLOGIA LIBERAL A INTERPRETAÇÃO RACIONALISTA DO NOVO TESTAMENTO (BAUR,STRAUSS,BAUER) DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX. EM SENTIDO MAIS APROPRIADO, É DESIGNADA COMO TEOLOGIA LIBERAL A REFLEXÃO DO TEÓLOGO DE GÖTTINGEN, ALBRECHT RITSCHL (1822-1889) E DE SUA ESCOLA, QUE INCLUÍA TEÓLOGOS SISTEMÁTICOS COMO HERRMANN, ESTUDIOSOS DO ANTIGO TESTAMENTO CINI WELLHAUSEN, DO NOVO TESTAMENTO COMO JÜLICHER (QUE RESERVARÁ UMA CRÍTICA FEROZ À EPISTOLA AOS ROMANOS DE BARTH), HISTORIADORES COMO HARNACK E FILÓSOFOS DA RELIGIÃO COMO TROELTSCH, TINHA COMO ÓRGÃO A REVISTA CHRISTLICHE WELT, FUNDADA EM BERLIM EM 1877, A QUAL SE PROPUNHA ENCARAR OS NOVOS PROBLEMAS DO MUNDO E DA SOCIEDADE NUMA PERSPECTIVA EVANGÉLICA E SERVIR DE INTERMEDIÁRIO ENTRE O MUNDO DOS ERUDITOS E OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO DE UMA TEOLOGIA QUE SE QUERIA CRÍTICA. SUAS CARACTERÍSTICAS ERAM: 1) ASSUNÇÃO RIGOROSA DO MÉTODO HISTÓRICO-CRÍTICO E DE SEUS RESULTADOS.2) RELATIVAÇÃO DA TRADIÇÃO DOGMÁTICASDA IGREJA, E PARTICULARMENTE DA CRSITOLOGIA; 3) LEITURA PREDOMINANTE ÉTICADO CRISTIANISMO. EM SINTONIA COM O OTIMISMO LIBERAL, ELA VISAFVA HARMONIZAR O MAIS POSSÍVEL A RELIGIÃO CRISTÃ COM A CONSCIÊNCIA CULTURAL DA ÉPOCA. A ESS~ENCIA DO CRISTIANISMO DE HARNACK E A ABSOLUTIDADE DO CRISTIANISMO DE TROELTSCH, ESTÃO ENTRE OS DOCUMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA TEOLOGIA LIBERAL, TAL COMO ELA SE APRESENTAVA NO ALVORECER DO SÉCULO. FONTE TEOLOGIA DO SÉCULO XX, GIBELLINI ROSINO.

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